A acupuntura é uma parte da Medicina Tradicional Chinesa que tem alcançado cada vez mais espaço no quotidiano.

O tratamento tem ajudado muitas pessoas, principalmente aqueles pacientes que antes eram rotulados como refratários aos tratamentos convencionais.

A verdade é que na maioria dos casos, as pessoas procuram na acupuntura um milagre, sem considerar que é uma técnica com muitos anos de estudos e várias provas de sua eficácia.

A questão é que ainda é algo novo no Brasil, por isso há poucos ensinamentos sobre a técnica e como ela pode ajudar as pessoas.

 

Desvendando a acupuntura

Claro que a acupuntura, como toda técnica terapêutica, tem suas indicações e limitações. Apesar do seu mecanismo de ação ter sido demonstrado em bases científicas, alguns dos seus efeitos gerais sobre o organismo permanecem sem explicação.

Eu costumo dizer que para compreender a técnica da acupuntura temos que ira além do pensamento tradicional e aprofundar no pensamento filosófico chinês. Adentrando profundamente sobre seus conceitos de saúde e doença, caminho e das relações entre o homem e o universo.

Na acupuntura – e no pensamento filosófico chinês, consideramos o homem como um microcosmo. E, assim como todo o universo é regido a partir de duas energias antagônicas, o homem também é.

Estas energias chamamos de Yin e Yang, que não quer dizer bem ou mau. Aliás, o conceito aqui é muito diferente e vai muito além disso.

 

 

 

Equilíbrio energético

Para que o universo esteja em equilíbrio, estas duas energias devem coexistir. E como eu disso, no homem também.

Por isso, toda a teoria da acupuntura está fundamentada nesse equilíbrio energético.

A saúde é o estado de equilíbrio, e a doença é a quebra desse equilíbrio. O tratamento consiste então em restabelecer o curso normal da circulação de energia no corpo, para equilibrar as energias.

No nosso corpo, a energia circula principalmente em canais que percorrem todo o corpo em trajetos invisíveis, mas determinados e que tem relação com os diversos órgãos.

Nestes canais, estão localizados os pontos de acupuntura. Quando uma agulha é inserida em um ponto de acupuntura na pele, poderá influenciar e restabelecer esse equilíbrio e fluxo normal de energia para o órgão correlato.

 

Conclusão

Seja qual for a explicação que você procura, quer baseada nas evidências científicas, quer baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa a acupuntura é para você.

Permanece o fato de que, para muitos sintomas patológicos, os velhos métodos chineses são muito mais eficientes.

E, para o paciente, cujo único desejo é recuperar a saúde o mais depressa possível, é tudo o que importa. Se esse é o seu desejo, nós da Acupuntura Popular estamos prontos para te atender.

Agende hoje mesmo a sua sessão.

 

Acupuntura Popular

Av. Nossa Senhora do Carmo, 693
Centro,
Betim, Minas Gerais 32600-140
Brasil
Telefone: 31 98279-8236