Paralisia facial tem cura, ou tratamento? Como a acupuntura pode me ajudar?

Olá! Meu nome é Adriana, sou proprietária do Acupuntura Popular e a nossa maior paixão aqui é trazer saúde e bem-estar a você.

Decidimos então fazer alguns artigos explicando procedimentos como acupunturamassagem e o microagulhamento para te manter informada e sempre atenta à sua saúde.

Neste artigo vou me aprofundar um pouco sobre a Paralisia Facial, um distúrbio de instalação repentina, sem causa aparente, mas que pode estar tirando seu sono com tantas dúvidas que apareceram junto com ela.

Sem mais delongas, vamos saber o que é essa tal Paralisia Facial.

 

O que é a Paralisia Facial?

A Paralisia de Bell é um distúrbio de instalação repentina, sem causa aparente, marcado pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto que pode trazer consequências graves se não tratada.

Então é importante que você procure sim um profissional capaz de te ajudar.

A Paralisia de Bell geralmente é ocasionada por uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial.

Sendo um pouco mais técnica, o sétimo par dos nervos cranianos, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.

Por conta dessa inflamação e compressão, existe um impedimento na transmissão de impulsos nervosos para os músculos responsáveis pela movimentação facial.

Resultado é uma incapacidade funcional e assimétrica da expressão fisionômica, provocando assim danos estéticos bastante desagradáveis.

IMPORTANTE

Essa paralisia ocasionada pela inflamação do nervo é a mais comum, porém existem vários motivos que podem ocasionar essa paralisia.

 

O que causa a Paralisia Facial?

Não existe a identificação de uma causa exata para a paralisia de Bell.

Porém, estudos sugerem que é comum estar correlacionado com uma infecção por bactérias ou vírus que atingem o nervo facial.

Essas bactérias ou vírus geralmente estão relacionados à herpes simples (labial ou genital), rubéola, gripe e outros. Por isso é importante procurar um médico logo nos primeiros sintomas da doença.

De maneira geral, como ha dois nervos faciais, um de cada lado, geralmente só um fica prejudicado.

E por se tratar de um nervo, o que mais chama a atenção para a doença é a perda súbita, parcial ou total dos movimentos de um lado da face. Inclusive, pode agravar durante alguns dias seguidos.

Imagine que é como uma gripe. A inflamação na garganta acontece, mas ela se agrava com o tempo se não cuidar.

Porém, seu corpo vai tratar com anticorpos essa inflamação a fim de voltar ao seu estado normal.

 

Complicações da Paralisia Facial

O que mais devemos ter cuidado com esse quadro clínico é que devido à incapacidade de piscar, ou mesmo fechar um olho (dependendo da gravidade); pode acontecer o ressecamento do olho que permanece aberto do lado paralisado.

Essa complicação pode trazer problemas graves e permanente à córnea, inclusive a cegueira, se não tratado.

 

O que a Acupuntura tem a ver com a Paralisia Facial?

Como já explicamos num artigo anterior sobre o que a acupuntura. A acupuntura se trata de uma técnica da medicina chinesa que ajuda a equilibrar a circulação energética do corpo.

Então, basicamente, podemos a partir dos pontos de acupuntura acessar partes do corpo que estão enfermas por qualquer motivo, que não estejam recebendo sangue ou nutrientes corretamente.

Na acupuntura, que é uma medicina integrativa temos como premissa ajudar a reabilitação sem o uso de medicamentos. A ideia é agir diretamente na raiz do desequilíbrio, ou na doença.

Porém, preciso dizer que nesse caso é importante que procure um médico que te ajude com a identificação, e que também receite um remédio.

E inicie o quanto antes o seu tratamento com acupuntura. Pois, apesar de ser algo relativamente simples, dependendo do seu quadro clínico, pode trazer sequelas graves como eu disse.

 

Tratamento diferenciado com Acupuntura

A causa principal pra gente é a invasão de vento frio, principalmente no pescoço.

Você provavelmente já escutou sua mãe falando que não pode sair do banho quente e ir pro vento frio, ou abrir a geladeira.

Acontece que nossa camada protetora, que chamamos Wei Qi está fraco.

Pense no wei qi como uma camada protetora de energia que cobre todo o seu corpo. Muitas vezes é comparado com a noção moderna do sistema imunológico.

Naquele momento em que a bactéria ou vírus se instalou foi exatamente no momento que o seu Wei Qi estava fraco. Portanto precisamos fortalecê-lo mandando mais energia, ou equilibrando sua distribuição pelo corpo.

Fazemos essa redistribuição através dos pontos de acupuntura.

 

Quer saber mais, ou precisa de uma sessão de acupuntura para se livrar desse problema de vez? É só nos procurar na Acupuntura Popular.

Te vejo em breve.

 

Acupuntura Popular

Av. Nossa Senhora do Carmo, 693
Centro,
Betim, Minas Gerais 32600-140
Brasil
Telefone: 31 98279-8236